A Lei do Assobio

Obviamente, assobiar a própria equipa é um absurdo. Infelizmente ainda nem toda a gente percebeu que não se ganha nada com isso.

Mas, parece-me que pior do que o assobio em si, é a gestão desportiva com base no assobio... É permitir-se que o assobio entre dentro do balneário, no seio da equipa e intranquilize mais a equipa do que necessário.

No outro dia, alguém dizia por aí que precisávamos de um presidente com pulso que fosse ao balneário mandar uns berros para por tudo na linha. Eu não concordo. O que precisamos, é de coerência interna e gestão de níveis de confiança. Precisamos de alguém que defina uma estratégia desportiva séria e que não a abandone antes de ver os resultados dessa estratégia.

E ver resultados não se vê em 3 ou 4 ou 10 ou 20 jogos, os resultados vêem-se no fim da época. Esta gestão ao sabor do assobio, que desprotege completamente os técnicos e os jogadores e os deixa à mercê da comunicação social é que está a minar o Benfica por dentro.

Eu concordei com a manutenção do F. Santos. Muitos querem ignorar que o Benfica há muitos anos não jogava tão bom futebol como jogou a espaços na época passada ( especialmente no período antes da lesão do Luisão), preferem ignorar que ficámos a 2 pontos do titulo ( não me lembro de alguma vez termos ficado tão perto, sem sermos campeões), não ganhámos nada, mas havia uma estratégia bem definida, um projecto. Mas o que é que aconteceu? A direcção, ao primeiro empate, foi ao sabor do assobio, e deitou por terra toda a estratégia definida dois meses antes.

E vai buscar o Salvador, o Desejado, aquele que iria acalmar as hostes e por de novo os adeptos ao lado da equipa. Há um projecto por trás desta vinda? Não. É um bombeiro, que vem apagar uns fogos e depois logo se vê o que se faz a seguir. Depois de uns primeiros resultados satisfatórios ( Os adversários também ajudaram, diga-se de passagem), o que acontece é que a equipa entra novamente numa crise de confiança, 3 empates e duas derrotas nos últimos 5 jogos e os adeptos já não estão outra vez com a equipa... É normal que assim seja, porque os adeptos só querem uma coisa, vitórias. Mas a direcção não pode gerir a politica desportiva com base no humor dos adeptos.

Por isso, espero que a direcção não continue a emendar erros, com erros, e faça aquilo que tenha que fazer para blindar o balneário, dar confiança aos jogadores e técnicos, e transmitir essa confiança para fora, em vez de deixar entrar a frustração e a intranquilidade para dentro.

Ontem ouvi as palavras do Lucescu no fim do jogo e pensei: Porra! Tem que vir um romeno da Ucrânia, com 90 anos, para ver a realidade como ela é. E o que ele disse foi: " O Benfica tem uma grande equipa, muito bons jogadores, criou boas oportunidades, mas pareceu-me tudo um bocado caótico, sem estratégia..."

Força Benfica! A vitória é o caminho!

PS: Vou deixar a minha análise táctica à actual situação do Benfica para depois do jogo com o Leiria, para dar mais uns diazitos de tempo ao treinador do Benfica, e quem sabe uma vitória. Uns diazitos chegam Zé Tó? Ou precisas de ainda mais tempo?

Sem comentários: