Outra vez... mas agora em Virginia Tech

Quando vi pela primeira vez a notícia do massacre de Virginia Tech, fiquei pasmado. Só consegui pensar, mas como é possível que uma coisa destas aconteça outra vez?

Agora que passaram uns dias, foram divulgados uns videos que o assassino/suicida enviou para uma estação televisiva, já se percebeu que o rapaz tinha sérios problemas mentais, mas eu passei de pasmado a preocupado.

Dou por mim pensar, quantas pessoas andarão por aí, pelas ruas, pelas escolas, pelos centros comerciais, pelos centros de emprego, a um pequeno passo de se transformarem o seu desepero num frenesim assassino?

A sociedade ocidental vive a melhor fase da espécie humana desde que existe, temos tecnologia, qualidade de vida, paz, etc. Mas no entanto é no seio deste bem-estar que se encontram as pessoas mais desesperadas de todas. Aquelas que menos valorizam a vida como bem essencial e que desprezam, o pelos menos não conseguem reconhecer o bem-estar que desfrutam. E quantas mais se sentiram tão desesperadas que um pequeno 'click' será suficiente para se atirarem de uma ponte.

Porquê? E se aqueles que são contra a tecnologia e o desenvolvimento tiverem razão? E se os desvios mentais se tornarem uma epidemia? Quem pode sentir-se seguro? E a insegurança não vai empurrar mais pessoas para outro tipo de desespero?

Depois ouço o argumento apocaliptico, que o problema não é o acesso generalizado às armas de fogo, o problema é não haver mais acesso a armas porque se alguns dos outros alunos, ou dos professores tivessem armas poderiam ter terminado a matança assim que ela começou. Mas está tudo maluco? E se eles tiverem razão? E se a utopia da paz e da harmonia entre os humanos não passar de isso mesmo, de uma utopia? E se no nosso genoma colectivo houver um mecanismo de auto-destruição que nos porá sempre uns contra outros, e se sobrepõe sempre à racionalidade? E se eles tiverem razão? Será que estávamos melhor quando nos limitavamos a cultivar, caçar e pescar para comer e morriamos aos 33?

5 comentários:

Marta disse...

Eu acho interessante tudo o que escreves, mas depois dou comigo a perguntar será que no mundo só existe uma sociedade, a sociedade ocidental? Não será este tipo de atitude etnocentrista que torna as pessoas mais susceptiveis da loucura? No início,como referes, conta-se a história de que Caim matou o seu irmão Abel. O ser humano é muito complicado, viver no meio de muitos, nem se fala.

Caracol disse...

Eu também acho que não existe só uma sociedade, a ocidental. O que me preocupa, é não entender porque é que a sociedade ocidental assente nos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade, gera dentro de si, aparentemente cada vez mais, pessoas desequilibradas, e mais do que desequilibradas, totalmente desesperadas. A meu ver uma sociedade fundada nesses princípios, visa acabar com a violência entre seres humanos, seja de que natureza for ( fisica, psicologica, emocional, etc), mas a verdade é que falha. Porquê? Será que a violência tem uma génese endógena? E não exógena? Parece que conforme se vão eliminando factores geradores de violência, outros surgem do nada para continuar a justificar a sua manutenção...

chamsun disse...

Um blog muito arrumadinho, sim senhor! epah, não sei o que fazes da vida além de escreveres umas coisas, mas, pergunto: nunca te apeteceu dar um tiro à cabeça do patrão? ou do prof? ou do pai? ou daquele colega de escola que te apontava a fisga? ou, vá lá, para não melindrar ninguém, chegar à assembleia da república, munido adequadamente de metralhadora e limpar cogumelos? é certo que cresciam outra vez, mas da próxima já tinham medo. às tantas dou por mim a pensar que a espanha é mais desenvolvida que a tuga porque tem a eta. ou seja, é uma pena haverem estes desesperados... mas pena maior é falharem redondamente os alvos.
bem haja

Caracol disse...

Sinceramente não. Nunca me apeteceu pegar numa arma e dar um tiro na cabeça de ninguém.

Agora umas belas murraças, isso já!

Anónimo disse...

È triste e lamentavel pessoas inocentes serem vitimados, mas se os xenofobos racistas nazistas forem punidos assim? qual seria a opiniao reaçao das pessoas? tem muitas coisas nos EUA, onze de setembro foi executado somente por muçumanos? john kennedy foi assassinado por um russo? falta esclarecimentos. EUA misterioso